1- Jogo livre 2- Cobra colorida construção de uma cobra usando dez peças. Observando semelhanças e diferenças entre os demais grupos. 3- Separando os parecidos Separar os blocos parecido, isto é, que possuam alguma coisa em comum. 4- Separando segundo as cores ( mostrar cartões com as cores ) Perguntar: Quantos são os blocos vermelhos? Quantos são os blocos azuis? Quantos são os blocos amarelos? 5- Cobra com sequência determinada a) utilizar 3 cores de maneira que não fiquem duas peças juntas de uma mesma cor.
CARACTERIZAÇÃO DO TAMANHOS 1- Separar os blocos grandes dos pequenos.(mostrar um desenho na folha representando grande/pequeno) 2- Cobra grande e pequena Fazer uma cobra que mude continuamente de tamanho 3- Fazer uma cobra misturando dois atributos cor e tamanho.
CARACTERIZAÇÃO DA ESPESSURA
1- Separar os blocos grossos ( mostrar figuras que possam representar ) 2- Quantos são os blocos grossos e finos 3- Fazer um cobra com espessura alternada. 4- Mostrar três cartões ( cada um de cada atributo) e pedir que as crianças, levantem as peças com as caracteristicas pedidas.
CARACTERIZAÇÃO DA FORMA
1- Observar o ambiente e achar as formas geometricas nele. 2- Apresentar os cartões que representam as formas. 3- Saco surpresa Colocar uma peça no saco e pedir para que uma criança descubra que peça esta manuseando. Será que todos os atributos podem ser descobertos?
Um comentário:
BLOCOS LÓGICOS
ATIVIDADES
1- Jogo livre
2- Cobra colorida
construção de uma cobra usando dez peças. Observando semelhanças e diferenças entre os demais grupos.
3- Separando os parecidos
Separar os blocos parecido, isto é, que possuam alguma coisa em comum.
4- Separando segundo as cores ( mostrar cartões com as cores )
Perguntar: Quantos são os blocos vermelhos?
Quantos são os blocos azuis?
Quantos são os blocos amarelos?
5- Cobra com sequência determinada
a) utilizar 3 cores de maneira que não fiquem duas peças juntas de uma mesma cor.
CARACTERIZAÇÃO DO TAMANHOS
1- Separar os blocos grandes dos pequenos.(mostrar um desenho na folha representando grande/pequeno)
2- Cobra grande e pequena
Fazer uma cobra que mude continuamente de tamanho
3- Fazer uma cobra misturando dois atributos cor e tamanho.
CARACTERIZAÇÃO DA ESPESSURA
1- Separar os blocos grossos ( mostrar figuras que possam representar )
2- Quantos são os blocos grossos e finos
3- Fazer um cobra com espessura alternada.
4- Mostrar três cartões ( cada um de cada atributo) e pedir que as crianças, levantem as peças com as caracteristicas pedidas.
CARACTERIZAÇÃO DA FORMA
1- Observar o ambiente e achar as formas geometricas nele.
2- Apresentar os cartões que representam as formas.
3- Saco surpresa
Colocar uma peça no saco e pedir para que uma criança descubra que peça esta manuseando.
Será que todos os atributos podem ser descobertos?
Postar um comentário